A história das guitarras Paul Reed Smith (PRS)
Criada pelo guitarrista e luthier Paul Reed Smith, a PRS, que leva suas iniciais, foi fundada em 1985 em Stevensville, Maryland nos Estados Unidos, tendo sua sede situada lá até hoje. Podendo ser considerada novata comparada com outras marcas de grande nome no mercado, hoje, a PRS é uma das principais empresas no ramo de guitarras e segue cada vez mais expandindo.
Muitos alinham o grande sucesso da PRS pelo fato de Paul, além de luthier, ser um apaixonado por guitarras, começando a desenvolver suas primeiras ideias já no ensino médio.
A primeira guitarra construída por Paul Reed Smith foi num desafio ao seu professor de música da faculdade em troca por alguns créditos. Nesse desafio, Paul tirou um "A" e foi aí que decidiu perseguir seu sonho de fazer guitarras para viver.
No início da sua jornada, Paul passava de seis a sete horas em arenas de shows locais, antes de iniciar os shows, para fazer amizade com os roadies das bandas. Com uma credencial de bastidores na mão, ele vendia suas guitarras para as estrelas. Uma noite em dez, saía uma venda. Carlos Santana, Al Di Meola, Howard Leese, e outros guitarristas conhecidos concordaram em conhecer suas guitarras. Assim, fazendo acordos, e se alguém não gostasse do resultado final do pedido que foi feito e pago, Paul devolvia o dinheiro, mesmo que isso custasse sua renda do próximo dia.
Conforme foi fazendo sua fama e conseguindo alguns clientes e pedidos de mais de 50 guitarras, ele construiu dois protótipos, colocou no banco de trás de sua caminhonete e ligou para revendedores da Costa Leste dos Estados Unidos. Depois de muitos dias e muitos quilômetros, Paul voltou com pedidos suficientes para abrir uma empresa.
Além da grande qualidade sonora, que pode se dizer ser a principal busca de qualquer guitarrista, o visual das guitarras PRS é algo que se destaca a cada guitarra lançada, levando sempre sua marca registrada, que são as águias escalopadas na marcação das escalas.
Já estabelecida e muito respeitada entre músicos de todas as gerações, podemos citar dois grandes nomes entre os artistas que a PRS possui collabs.
O primeiro deles é John Mayer, cantor, compositor e guitarrista norte-americano que tem sua signature, sendo ela criada, durante uma conversa dele com o próprio Paul Reed Smith, com John comentando que tinha um esboço do instrumento mas ainda não havia tido a oportunidade de apresenta-la. Assim, aproveitando o design das Stratocaster dos anos de 1963 e 1964, surgiu a PRS Silver Sky.
Outro nome que tem guitarras em colaboração com a PRS, é o grande multi-instrumentista mexicano Carlos Santana, ou só “Santana”, nome que é dado inclusive as suas signatures. E numa dessas ótimas parcerias, foi lançada a PRS SE SANTANA ABRAXAS 50TH ANNIVERSARY LIMITED EDITION. Uma guitarra muito interessante, pois além de celebrar o 50º aniversário de seu álbum “Abraxas” onde conta com homenagem na guitarra, foram feitas apenas mil unidades desse instrumento em todo mundo!
Artigo escrito por:
Otávio Augusto, assistente de vendas da Musica Center;
Carolaine Garcia, analista de marketing da Musica Center.
-
Guitarra PRS SE Standard 24 HH Tobacco Sunburst C/ Gigbag
Esta guitarra apresenta todas as características clássicas da PRS, incluindo um braço em maple com 24 trastes, escala de rosewood com incrustações de pássaros, captadores 85/15 "S" (com opção de defasagem) e o tremolo patenteado PRS.
-
Guitarra PRS SE Santana Abraxas 50th Anniversary Limited Edition
Com uma produção limitadíssima de apenas 1000 unidades para todo o mundo, a PRS tem o orgulho de apresentar a guitarra PRS SE Santana Abraxas 50th Anniversary Limited Edition. Envio rápido para todo Brasil!
-
Guitarra Prs Se Hh Standard 24 Vintage Cherry Com Gigbag
Guitarra Prs Se Hh Standard 24 Vintage Cherry Com Gigbag com a melhor oferta do mercado, aproveite! Produto com até 10% de desconto à vista! Envio rápido e seguro para todo o Brasil!